A face de Zumbi

A face de Zumbi

Hoje dia 20 de Novembro, dia nacional da consciência negra.
Resumi muito do que já vi, vivi, ouvi, conversei e estudei sobre o assunto, seriam necessários alguns textos complementares pra talvez pegar tudo que eu quis dizer.

Mas algumas referências eu posso dar aqui:

No começo, onde a mulher grita “Negro!” é homenagem/link a esse poema cantado, o “gritaram-me negra”: http://www.youtube.com/watch?v=RljSb7AyPc0
que resume bem o sentimento que está colocado em todo o quadrinho.

Ao falar de 100 cores diferentes, lembro do senso de 1976 que consolidou a cor “parda” como uma classificação, depois de ter ouvido 135 tipos de cores diferentes para denominar o , entre elas acastanhada, alva-escura, bronzeada e  branca-suja (juntando a outras variantes de branca) , dados registrados no livro “Racismo Cordial” editado pela Folha de São Paulo.

Desde 2010 a população que se auto-define como negra, de acordo com a pesquisa do IBGE, começou a aumentar (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/06/29/em-dez-anos-populacao-que-se-autodeclara-negra-sobe-e-numero-de-brancos-cai-diz-ibge.htm) e hoje podemos dizer que é maioria.

Mas essa população – nossa população – ainda vive disparidades econômicas e tem demandas sociais recorrentes, como esse artigo lista muito apropriadamente: http://negrobelchior.cartacapital.com.br/2013/11/16/20-de-novembro-dia-de-zumbi-dos-palmares-e-dandara-dia-da-consciencia-negra-dia-de-luta/

Recomendação de leitura para a data e para vida: O livro acadêmico “De preto  a afrodescendente” da Edufiscar (http://compare.buscape.com.br/de-preto-a-afro-descendente-trajetos-de-pesquisa-lucia-maria-de-assun-231-ao-barbosa-petronilha-b-gon-231-alves-e-silva-valter-roberto-silverio-8576000040.html#precos) que aborda por vários prismas as questões, problemas sobre o ser negro no país, artigos que falam sobre a representação do negro nos livros didáticos, da relação entre cabelo e preconceito/afirmação racial, sobre domésticas e percepção étnica, mortandade e relações étnicas, entre outros.

Por último, a imagem de zumbi infelizmente foi maculada essa semana (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1372994-estatua-de-zumbi-dos-palmares-e-pichada-no-centro-do-rio.shtml) não sei os motivos, mas pouco justifica a pichação sem um caráter político de um ícone da igualdade racial. Toda intervenção artística em cima de uma obra previamente estabelecida, tem que ter uma razão de ser, um motivo. Pichar os bandeirantes (pela falsa imagem de herois e desbravadores) é diferente de pichar zumbi e toda a luta que há por detrás.

Aproveitando para falar sobre meu outro quadrinho online Sharpeville, que está em um hiato bem longo nessa nova versão. Tem semelhanças com a data, e gostaria de ter sua visita por lá.

http://www.sharpevillehq.blogspot.com

espero que gostem e espero que os artigos possam dar maior luz a essa discussão!

About shinjoao

formado em artes plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ilustrador e quadrinista. Buscando dia após dia um lugar ao sol...ou coisas do tipo. www.yami-jo.deviantart.com
This entry was posted in arte, arte digital, ilustração, quadrinhos, Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment